top of page
Buscar

Aumento dos preços dos insumos - último Boletim de 2022!

Lamentavelmente o Brasil voltou ao cenário da fome crônica mundial nos últimos anos. Isto deveria ser compreendido como uma vergonha nacional, pelo fato de, ao mesmo tempo, sermos um dos maiores produtores de alimentos do mundo e ainda termos ao redor de 40% da nossa população com algum grau de insegurança alimentar. O texto de capa desta edição, elaborado por componentes do Grupo de Estudo da História da Agropecuária e da Ecologia (GEHAE), vinculado ao LAE, resgata a importância histórica do leite - seja de vacas, de búfalas ou de cabras - para o combate à fome no país. A fonte é a clássica obra “Geografia da Fome”, de Josué de Castro.


Selecionamos artigos recentemente publicados em revistas de interesse. Eles constam nos periódicos: Animals, Forests, International Journal of Environmental Research and Public Health, Journal of Cleaner Production, Journal of Industrial Information Integration, Journal of Rural Studies, Nature Food, Nature Sustainability, Vaccines.


Dentre os artigos apresentados, chamamos a atenção para “Environmental impact of milk and electricity production from dairy farms with biogas plants of different size and feeding system”, de Mara Fusi e Giacomo Pirlo, da Itália, publicado no Journal of Cleaner Production. Os pesquisadores concluíram que: i) A produção de leite e eletricidade em fazendas leiteiras foi considerada como um sistema único; ii) O impacto da eletricidade no leite foi considerado com base no tamanho e alimentação da planta de biogás; iii) A produção de leite forneceu créditos no impacto ambiental da eletricidade; e iv) Resíduos agroindustriais para biogás foram um ponto chave para bons resultados ambientais.


Nossas pesquisas do ICBC (custo de bovinos confinados), ICPC (custo da ovinocultura paulista) e ICPS (custo da suinocultura paulista) mostraram que, em dezembro, os preços de vários insumos agropecuários voltaram a subir pressionando os custos de produção, com elevações significativas. Portanto, o impacto negativo sobre a lucratividade dos pecuaristas voltou a preocupar. Veja os detalhes nas respectivas seções.


Divulgamos novos livros, cursos, eventos e oportunidades de trabalho.


Damos conhecimento da importante iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), chamada “Agroecologia nos Municípios”. Esta tem como objetivo promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal visando a criação e o aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia. Na respectiva seção constam mais informações e o link para o vídeo deste projeto.


E finalmente 2023 chegou! Renovamos nossos mais sinceros desejos de um novo e promissor ciclo em nossas vidas. Que possamos todos trabalhar em paz na busca por uma sociedade mais justa para todas as criaturas, mais próspera e mais amorosa. São os votos de toda nossa equipe a todos os nossos leitores e leitoras.





23 visualizações0 comentário
bottom of page