Boletim Eletrônico do LAE/FMVZ - Edição 173 - 31 de agosto de 2022

Você já se perguntou sobre o que dá valor às coisas no mundo? No sistema capitalista em que vivemos nos últimos 250 anos, é o ser humano que dá valor às coisas, por meio de suas interações sociais que definem o seu desejo por elas, sua capacidade de produzi-las e de pagá-las. Mas será que esta é a melhor forma de valorá-las? A insustentabilidade dos nossos sistemas produtivos em nível global nos dá sinais de que talvez não estejamos sendo assim tão assertivos na valoração das coisas, ou seja, dos recursos, dos bens e serviços. Portanto, novas tentativas de valoração surgem e se fazem necessárias.

No artigo de capa desta edição, nós apresentamos uma breve reflexão sobre quais são os produtos agropecuários que incorporam mais energia real à economia brasileira. No LAE, temos trabalhado com a chamada “Contabilidade em Emergia” que, em síntese, propõe que a verdadeira riqueza, ou seja, o valor das coisas, possa ser mensurado não apenas pela simples vontade humana, mas baseado em uma lógica biofísica que computa a energia envolvida nos processos produtivos e sociais da humanidade. Convidamos à leitura deste texto.

post-boletim-lae.png

Demais edições...

O Boletim Eletrônico “Socioeconomia & Ciência Animal” é um projeto de extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal da FMVZ/USP e tem como objetivo divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas e publicadas que tenham como campo de investigação as Ciências Humanas aplicadas diretamente ou conjuntamente à Ciência Animal, contribuindo para o desenvolvimento científico baseado na multidisciplinaridade. Para contato com o Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal, envie e-mail para lae-comunicacao@usp.br. Acesse os boletins do LAE/FMVZ/USP.

Confira as publicações anteriores, clicando em "ver mais"