top of page
Buscar

Convite para Grupos de Estudo: boletim de janeiro!

Iniciamos a primeira edição do boletim “Socioeconomia & Ciência Animal” deste 2023 desejando um repleto ano novo para todos nossos colaboradores e leitores.

Abrimos a edição com um texto de breves reflexões sobre nossa releitura da obra clássica “Raízes do Brasil”, que foi conduzida pelo nosso Grupo de Estudo da História da Agropecuária e Ecologia (GEHAE), vinculado ao LAE/FMVZ/USP. Notamos que, apesar de a obra de Sérgio Buarque de Holanda ter sido escrita há quase 100 anos, ela ainda explica com muita propriedade a sociedade brasileira e suas idiossincrasias. Se as pessoas valorizassem mais a história, muitas das mazelas que ainda vivemos talvez não fossem revividas.

E, por falar em grupo de estudo, lembramos que nós temos quatro grupos vinculados ao LAE. Além do já mencionado GEHAE, nós temos o Grupo de Estudo de Síntese em Emergia (EMgrupo), o Grupo de Estudo de Custos (Con$tare) e o Grupo de Estudo da Filosofia (phiLAE). Qualquer interessado pode participar, basta entrar em contato conosco pelo email gameiro@usp.br.

Em nosso monitoramento permanente de novas publicações em áreas de nosso interesse, selecionamos artigos científicos nas revistas: Agriculture, Animals, Applied Sciences, Journal of Cleaner Production, Life, Nature Sustainability, Nutrients, Sustainability.

Destacamos o artigo intitulado “Is less more? Investigating citizen and consumer preferences for the future direction of livestock farming policy”, de Maureen Schulze e colaboradores, na revista Journal of Cleaner Production. O objetivo do estudo foi investigar as preferências do cidadão alemão por uma transição sustentável da pecuária bovina em relação ao número de animais e se as preferências do cidadão se alinham às preferências do consumidor. Os entrevistados estavam cientes dos desafios da sustentabilidade na produção bovina, mas menos interessados em apoiar a transição com seu comportamento de consumo de seus produtos. Para alcançar uma transição socialmente aceita da pecuária, incluindo uma redução do número de animais, a transição deve ser apoiada por uma combinação de medidas políticas de incentivo, como apoio financeiro aos agricultores, bem como provisão de informações adequadas e estabelecimento de impostos em algumas situações.

Divulgamos os resultados dos projetos de acompanhamento e cálculo dos índices de custo de produção de ovinos, suínos e bovinos confinados. O mercado de insumos e serviço continuou instável e oscilante no primeiro mês do ano, aos moldes do que presenciamos em dezembro. Observamos elevação nos custos da produção de bovinos e ligeira queda na produção de ovinos. Para a suinocultura, o cenário não se alterou muito em relação a dezembro. Detalhes dessas pesquisas encontram-se nesta edição.

Divulgamos a publicação “Guia de Incentivos ao Investimento Responsável na Agricultura e nos Sistemas Alimentares” produzida pela FAO. O documento – livre para download – oferece uma visão geral do investimento responsável necessário na agricultura e nos sistemas alimentares, examina tipos comuns de incentivos e oferece considerações gerais sobre como os incentivos podem ser usados.

Como de praxe, nós atualizamos as seções de novos livros, cursos e possibilidades de trabalho.

Desejamos boa leitura.

11 visualizações0 comentário
bottom of page