Buscar

Inventário de emissão de gases e mais no Boletim de outubro!

A importância dos inventários de emissões dos gases de efeito estufa para fazendas é o tema de capa desta 175 a edição do boletim Socioeconomia & Ciência Animal. Esses gases estão cada vez mais em evidência dentro do setor agropecuário para tornar a produção mais sustentável. Os pesquisadores do LAE estão realizando um estudo para auxiliar os produtores na escolha da ferramenta de cálculo para seus inventários. Tratase da pesquisa de mestrado da Zootecnista Taynara Freitas Avelar de Almeida. Leia a matéria.


Em nosso monitoramento permanente de novas publicações em áreas de nosso interesse, selecionamos artigos científicos nas revistas: PUBVET, Animal, Animals, Nature Sustainability, Sustainability, Current Opinion in Environmental Science & Health, Cleaner and Circular Bioeconomy.


Destacamos o artigo intitulado “Efficiency analysis and identification of best practices and innovations in dairy sheep farming”, de Romero e colaboradores, na revista Animals. A adoção das melhores práticas é fundamental para a sobrevivência das ovelhas leiteiras que operam em sistemas extensivos e/ou semiextensivos. Neste estudo, uma análise de eficiência foi implementada para revelar as melhores práticas observadas na França. Os resultados mostram que as fazendas devem explorar economias de escala no uso de mão de obra e infraestrutura para reduzir seu custo por produto, bem como suas práticas de adoção e inovações, relacionadas principalmente a métodos modernos de criação e reprodução, práticas alimentares eficientes e tecnologias digitais.


Divulgamos os resultados dos projetos de acompanhamento e cálculo dos índices de custo de produção de ovinos, suínos e bovinos confinados. O mercado de insumos está bastante instável e oscilante. Em outubro, observamos quedas nos custos dos bovinos confinados e de suínos. Para a ovinocultura, variações pontuais apontam para custos ligeiramente em elevação. Detalhes nas respectivas seções.


No último dia 10 de novembro aconteceu o último Diálogos no LAE de 2022, "Mortandade de abelhas no Brasil e no mundo". Foram 11 encontros virtuais, com 937 inscrições. Todos os diálogos, tanto de 2022 quanto de 2021 e 2020, estão disponíveis no canal do LAE no YouTube. Acesse os Diálogos anteriores clicando aqui. Já estamos planejando os encontros para 2023.


Divulgamos a cartilha “Uma Visão Panorâmica do Controle Biológico na Agricultura Moderna” e o ebook “Fapesp 60 anos: o desenvolvimento da ciência nacional”. Detalhes de como acessar esses conteúdos estão nesta edição.


Atualizamos as seções de novos livros, cursos e possibilidades de trabalho.


Desejamos uma proveitosa leitura.







7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo